Novo dinossauro descoberto: Volgatitan!

Um estudo publicado na última edição da Biological Communications, revista científica russa, trouxe a notícia da descoberta de um novo titanossaurídeo, um grupo de saurópodes conhecidos pelo enorme tamanho. A descoberta veio através de sete vértebras caudais encontradas em Volga, próximo ao vilarejo de Slantsevy Rudnik, Rússia. As vértebras permaneceram enterradas por 130 milhões de anos até serem encontradas e estudadas por Alexander Averianov, do Instituto Zoológico da Academia Russa de Ciências e Vladimir Efimov, do Museu Paleontológico de Undory. A nova espécie foi batizada de Volgatitan simbirskiensis, homenagem ao rio Volga e à cidade de Simbirsk (atualmente, Ulyanovsk) e é o saurópode titanossaurídeo mais antigo do Hemisfério Norte.

A-New-Dinosaur-The-Volgatitan

É estimado que o dinossauro pesasse 17 toneladas, o que não é muita coisa, se comparado com outras espécies mais proximamente relacionadas. Os ossos pertenciam a um dinossauro adulto, o que é visível através dos arcos neurais (partes das vértebras que protegem os nervos e vasos sanguíneos), que se fundiram completamente com os corpos das vértebras, o que só acontece em indivíduos que atingiram estado de maturação avançado. O saurópode russo permitiu que os cientistas aprendessem mais sobre como essas espécies de répteis antigos haviam vivido e se desenvolvido.

e845051dd9442a26f09da9672e23645a

“Anteriormente, acreditava-se que a evolução dos titanossauros havia ocorido principalmente na América do Sul, com alguns taxa se movendo para a América do Norte, Europa e Ásia apenas no Cretáceo Superior“, explicou o professor da Universidade de São Petersburgo. Na Ásia, representantes de um grupo mais amplo de titanossauriformes, como o recém-descrito titã siberiano, dominaram o início do Cretáceo. No entanto, a descrição recente do Tengrisaurus do Cretáceo Inferior da Região Transbaikal e a descoberta do Volgatitan indicam que os titanossaurídeos no Cretáceo Inferior foram distribuídos muito mais amplamente; e, talvez, etapas importantes de sua evolução tenham ocorrido na Europa Oriental e na Ásia ”.

dinosaur-1059572

Fonte:

https://scitechdaily.com/paleontologists-discover-a-new-giant-dinosaur-the-volgatitan/

https://biocomm.spbu.ru/article/view/1077

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: