Tema o Thanos!

Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de abelissaurídeo na formação de São José do Rio Preto, Bacia Bauru, São Paulo. Os abelissaurídeos são terópodes muito bem conhecidos pelos cientistas, tendo sido encontrados em várias localizações do mundo e apresentando grande diversificação de espécies, atingindo tamanhos médios e grandes.

Essa espécie, no entanto, se diferencia das demais pela sua quilha, mais profunda e larga posteriormente na superfície ventral, por dois pequenos forames laterais separados por uma parede relativamente larga em cada superfície lateral da vértebra e uma bem desenvolvida e profunda fossa espino-diapófiseal pré-zigapófiseal. A presença desse tipo de quilha pode sugerir que seu táxon pode ser mais diversificado do que os demais.

O dinossauro recebeu o inusitado nome de Thanos simonattoi, em homenagem ao vilão da Marvel. Thanos está filogeneticamente relacionado com os abelissaurídeos do clado Brachyrostra, que são todos os abelissaurídeos mais próximos de Carnotaurus sastrei que de Majungasaurus crenatissimus.

Com base nos achados, os paleontólogos acreditam que o espécime encontrado trata-se de um adulto ou sub-adulto. A estimativa de tamanho máximo dessa espécie é de 5,5 a 6,5 metros de comprimento. Considerando as demais espécies de abelissaurídeos, não é um tamanho que faça jus ao significado do nome que o batizou, que significa morte em grego, mas carrega ainda o nome de Sérgio Simonatto, que foi quem encontrou os primeiros ossos dessa espécie. Acredita-se que o dinossauro tenha disputado território com animais de maior porte, como alguns enormes dinossauros do clado Maniraptora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: