Herbívoro… mas nem tanto?

O Paquicefalossauro é figurinha recorrente nos livros e desenhos infantis sobre dinossauros, já faz parte da cultura popular. É comumente mostrado como um animal herbívoro, mastigador de folhas. Até porque os dentes fossilizados dessa espécie encontrados mostram um formato de folha, especializados em cortar plantas e esmagar frutas e sementes.

cretaceous-south-dakota-pachycephalosaurus-tooth-4b
Dente em forma de folha de um Paquicefalossauro.

Mas a descoberta de um novo crânio dessa espécie – com a mais completa amostra de dentes já encontrada – revelou algo diferente nunca visto nos fósseis anteriores: exemplares dos dentes dianteiros preservados. E é o que se constata nesses dentes em específico que causa espanto: eles são afiados, triangulares, parecidos com lâminas, que se parecem mais com aqueles vistos em carnívoros como Tiranossauro e Velociraptor. Esse evidência não deixa, no entanto, muito claro se essa espécie preservava esse tipo de dente pela vida toda ou se eram trocados conforme envelheciam, como citamos ser o caso do Limusaurus aqui no blog.

01_dome_dino_rom2012_12933_1.adapt.768.1.jpg
Crânio de Paquicefalossauro com dentes dianteiros preservados.

O paleontólogo Steve Brusatte, especialista em anatomia e evolução dos dinossauros, relata que esse fato é impressionate.

Eu estudei terópodes (carnívoros) por 15 anos, e tenho certeza que se você me desse um dente assim, eu diria que é um dente de terópode. Tinha a combinação de um bico com esses dentes serrilhados, muito afiados e cortantes… Eles deviam estar comendo algum tipo de carne. Por que mais você teria dentes em forma de facas de carne na frente de sua boca?

 

A descoberta feito apresentada por Mark Goodwin do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, que vem estudando muitos espécimes de Paquicefalossauro recentemente.

O último trabalho de Goodwin, apresentado em 2009, causou várias controvérsias e também era relacionada a essa espécie. Ele alegou que duas espécies encontradas na formação de Hell Creek, nomeadas como Stygimoloch e Dracorex eram na verdade espécimes juvenis de Paquicefalossauros. Apesar de ter apresentado evidências, seu trabalho foi considerado controverso, mas hoje é amplamente aceito pela comunidade paleontológica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: